sábado, 23 de novembro de 2013

Cartas de rejeição da Marvel pro Jim Lee

Eu sigo alguns tumblrs sobre quadrinhos que volta e meia aparecem com algumas novidades e desencavam coisas bem bacanas que nós, os leitores, não vemos muito no nosso dia a dia. Dia desses o tumblr (que nego chama de tâmblr, mas eu falo tUmblr mesmo) The Marvel Age of Comics publicou uma carta de admissão do Jim Lee à editora do Homem-Aranha e três cartas de rejeição, com dicas para ele melhorar o trabalho. Bem bacana.

A história, como vocês devem saber, tem um final feliz. Aqui um pouco da história da admissão do Jim Lee no mundo dos quadrinhos. Segue uma carta de admissão do Jim Lee para a Marvel:
Jim Lee 01
"Dear Mr Potts,

Enclosed are the six pencilled pages and the layouts for the story "Double Vision." I followed my original layouts (with your revisions (no pun intended) for the most part. I also re-read the section on the continuity in the "Five C's" and corrected some of my earlier oversights (action flow, etc).

On page three, I removed the first panel because it crosse the "action axis" I had established, and because it slowed down the pace in an inappropiate spot in the plot (one of great urgency). Instead, I changed the layout to focus more on the panel in which the Vision disrupts two terrorists because of the action's dramatic quality. Futhermore, I used the elongated size of the panel to show the characters in relationship to one another spatially. I also added another thin panel (number three) to show clearly how the Vision dispatches the head terrorist.

On page four, I added one panel (number two) which I felt heightened the tension of the head terrorist's subsequent actions and showed the Vision's detachment from the old woman's plight: the Vision is definitely more concerned with subduing the terrorists.

On page five, panel one, I raised "the camera" because my original layout overlooked the fact that most of the seats on the plane were filled with passengers! Anyway, the new angle helps to place the new relative positions of all the characters and the grenade blast.

All other changes were made to correct action flow inconsistencies. Overall, I spent one day per page, spending one additional day doing re-reading and research for the story. I hope they are satisfactory; if there are any problems or if anything has to be re-drawn, I'd be more than happy to do it. I look forward to your reactions and criticisms. I found this assignment challenging and have learned a lot doing it. Take care and happy holidays.

Sincerely,
Jim Lee"


Em português (traduzido rapidamente e com alguma revisão rápida):
"Caro Sr. Potts,

Em anexo estão os seis páginas à lápis e os layouts para a história "Double Vision". Para a maior parte, segui meus layouts originais (com suas revisões (sem trocadilhos)). Eu também refiz a seção sobre a continuidade nos "Cinco Cs" e corrigi alguns dos meus descuidos anteriores (fluxo de ação, etc).

Na página três, eu removi o primeiro painel, pois cruzou os "eixos de ação" que eu havia estabelecido anteriormente porque isso abrandou o ritmo em um local inapropriado na trama (um de grande urgência). Em vez disso, mudei o layout para se concentrar mais no painel em que o Visão pega dois terroristas por causa da qualidade dramática da ação. Além disso, eu usei o grande tamanho do painel para mostrar espacialmente a relação de um personagem com outro. Eu também adicionei um outro painel fino (número três) para mostrar claramente como a Visão despacha o terrorista principal.

Na página quatro, eu adicionei um painel (número dois) que eu senti que aumentava a tensão das ações subseqüentes do terrorista líder e mostrou desprendimento da visão do sofrimento da velha senhora: o Visão está definitivamente mais preocupado em subjugar os terroristas.

Na página cinco, painel um, eu levantei "a câmera", porque o meu layout original ignorou o fato de que a maioria dos lugares no avião estavam cheios de passageiros! De qualquer forma, o novo ângulo ajudou a colocar as novas posições de todos os personagens e a explosão das granadas.

Todas as outras alterações foram feitas para corrigir inconsistências de fluxo de ação. No geral, eu demorei um dia por página, gastando um dia adicional para fazer re-leitura e pesquisa para a história. Espero que eles estejam satisfatórios; se houver algum problema ou se alguma coisa tiver que ser re-desenhada, eu ficaria mais do que feliz em refazer. Estou ansioso para suas reações e críticas. Eu achei esta tarefa desafiadora e aprendi muito fazendo isso. Se cuide e boas festas.

Atenciosamente,
Jim Lee."


Agora seguem algumas das negações dos editores:
Jim Lee 04
"Dear Mr. Lee,

Your sense of design and storytelling abilities are quite good. However, your figures tend to be stiff, and unrealistic. This is not helpe on the two pages where you have inked over your pencils. I suggest that you draw from live models, esp. for faces, hands, and proportions, and that you learn how to place figures in perspective. Also study how cloth folds and wrinkles, how metal reflects, how leather shines, etc., and then learn to translate that into your pencils. You have a lot of work ahead of you before you are ready to pencil for a company such as Marvel, but when you see some improvement, you are welcome to resubmit.

Best of luck,
Howard A. Mackie
Submissions Editor"


"Caro Sr. Lee,

Seu senso de design e sua habilidade de contar histórias são muito bons. No entanto, seus personagens tendem a ser duros e pouco realistas. Isto não ajuda nas duas páginas onde você arte-finalizou com o seu lápis. Eu sugiro que você desenhe a partir de modelos vivos, especialmente para rostos, mãos e proporções, e que você aprenda como colocar personagens em perspectiva. Também estude como panos dobram e enrugam, como metal reflete, como couro brilha, etc, e, em seguida, aprenda a traduzir isso em seus lápis. Você tem um monte de trabalho pela frente antes que você esteja pronto para desenhar para uma empresa como a Marvel. Mas quando você sentir alguma melhora, está convidado a reenviar (seu trabalho).

Boa sorte,
Howard A. Mackie
Editor de Submissões"


Jim Lee 03
"Hi there,

We looked your submission over carefully, just as we said we would, and we're very sorry to tell you that your work doesn' suit our particular standards. No one knows better than we do how much effort goes into a submission like yours, and we really appreciate your time, and most of all, your interest in the comics field.

We regret that we do not have the time to individually criticize the work submitted to us. We do know that to make progress you must work hard and be tough on yourself.

Best,
Howard Mackie
Submissions Editor"


"Olá,

Olhamos seu material com cuidado, assim como dissemos que faríamos, e sentimos muito lhe dizer que o seu trabalho não atende nossos padrões. Ninguém sabe melhor do que nós o esforço empregado em uma submissão como a sua, e nós realmente apreciamos o seu tempo, e, acima de tudo, o seu interesse na área de quadrinhos.

Lamentamos que não temos tempo para criticar individualmente o trabalho apresentado para nós. Nós sabemos que para progredir é preciso trabalhar duro e ser duro com você mesmo.

Atenciosamente,
Howard Mackie
Editor de Submissões"

Jim Lee 02
"Dear Mr. Lee,

Your work looks as if it were done by four different people. Your best pencils are on page 7, panel with agents (lower left corner), and close up of face. The rest of the pencils are of much weaker quality. the same can be said for your inking.

Resubmit when your work is consistent and when you have learned to draw hands.

Best,
Eliot R. Brown
Submssions Editor"


Em português:
"Caro Sr. Lee,

Seu trabalho parece como se tivesse sido feito por quatro pessoas diferentes. Seus melhores lápis estão na página 7, no painel com agentes (canto inferior esquerdo), e nos closes do roto. O restante dos lápis tem qualidade muito inferior. O mesmo pode ser dito para a sua arte-finalização.

Atenciosamente,
Eliot R. Brown
Editor de Submissões"


E, finalmente, uma carta de admissão:
Jim Lee 05
"Hello Jim,

Enclosed are your Alpha layouts with my notes for changes on them. Also enclosed is a shot of Omega Flight. In flashback scenes, use the original visuals the characters in questions appeared in as your guide. Cody, thought, should look as he does in his more recent appearances.

The book is due on Monday, Jan 26th, so you should Federal Express it on Saturday, Jan. 24th. Give a call if you run into any trouble.

Give Purple Girl a black leather jacket for any outdoor scenes.

That's it! Work hard!

* I might be able to squeeze a bitmore time out of (Bill) Mantlo script time for you but I have to know soon if that's the case. I don't want to get a call out (?) the 23 saying you need more time at that late date!"


Em português:
"Olá Jim,

Envio seus layouts do Alpha com minhas anotações para as mudanças necessárias. Também envio uma parte de Omega Flight. Nas cenas de flashback, use o visual dos personagens originais conforme aparecem em seu guia. Cody, porém, deve ter um visual mais recente, como ele vem aparecendo.

O livro será publicado na segunda-feira 26 de janeiro, então você deve enviar pela Federal Express até sábado, 24 de janeiro. Me ligue se tiver qualquer problema.

Dê a Purple Girl uma jaqueta de couro preto para todas as cenas ao ar livre.

É isso aí! Trabalhe duro!

* Eu poderia ser capaz de conseguir um pouco mais de tempo de (Bill) Mantlo, mas tenho que saber logo se é esse o caso. Eu não quero receber uma ligação no dia 23 dizendo que você precisa de mais tempo!"


A cara se referia a essa edição de Omega Flight. Segundo essa biografia, o Jim Lee estudava psicologia quando resolveu se envolver com desenhos em quadrinhos. Ele chegou a se formar, mas decidiu seguir pelo caminho da nona arte. Eu ouvi falar que ele era entregador de pizza nos EUA quando foi aceito para trabalhar na Marvel.

PS: Aparentemente era por aqui que ele morava na época que foi contratado.

**
Além das coisas bacanas do The Marvel Age of Comics, outro tumblr bem bacana é o do Brian Michael Bendis, que volta e meia responde as perguntas dos leitores e volta e meia reblogueia coisas legais da internet afora. Pode ver algumas coisas aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário